quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Salários atrasados

Dificuldades de acesso a crédito e inadimplência por parte de alunos levam escolas particulares do DF a adiar pagamento de professores.
Fonte: Correio Braziliense (10.09.2009). Letícia Nobre.

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) denuncia que pelo menos 11 instituições de ensino estão com salários dos professores atrasados.

De acordo com o presidente do sindicato, Rodrigo de Paula, cerca de 2,5 mil professores aguardam receber salários de dezembro, janeiro, 13º salário e férias.

O caso mais grave é da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin, em Águas Claras. A instituição admitiu que há cinco salários em aberto, além de férias e 13º salário. "Estamos buscando dois parceiros de investimento para sanar estes débitos", informa José Marcelino, presidente do conselho superior da faculdade. "De setembro a dezembro, tivemos inadimplência de até 40% em algumas turmas e isso prejudicou os pagamentos", completa.

Segundo Marcelino, os professores aceitaram a proposta de receber 50% do total devido nos próximos 10 dias e o restante dividido em duas vezes. O presidente do conselho garante que não há risco de prejuízo para alunos. "Não vamos fechar, acharemos uma solução para todos." As negociações adiaram em uma semana a volta às aulas dos 300 alunos ontem.

O Sinproep organizou uma agenda de manifestações ao longo da semana nas instituições que não estão cumprindo com os contratos de trabalho. Ontem, houve panfletagem na Faculdade Evangélica da Asa Sul e na Faculdade Fortium. "Estamos preocupados com a situação dessas faculdades e colégios. Já denunciamos ao Ministério Público e ao MEC sobre a possibilidade falência de várias delas.

As instituições ouvidas foram unânimes em dizer que a alta inadimplência dos alunos e a falta de oferta de crédito agravaram a situação financeira das mantenedoras. "Com 30% dos alunos devendo e com problemas nas linhas de crédito, foi inevitável chegar nesta situação", disse Vaderci Carraro, diretor-presidente da Faculdade da Terra de Brasília.

AS RESPOSTAS

Instituições respondem às denúncias do Sinproep-DF

Colégio e Faculdade Certo

Não confirma atrasos de salários. De acordo com o sindicato, há 13º e férias em atraso.

Faceted

Acordo para pagar 50% dos cinco salários atrasados em 10 dias e 50% dividido em duas vezes.

Faculdade Evangélica

Décimo terceiro salário está atrasado e será pago na próxima semana.

Faculdade Evangélica de Taguatinga

Décimo terceiro, salários de dezembro e janeiro serão acertados até 25 de fevereiro.

Faculdade Fortium

Não confirma atrasos. Sindicato afirma que há férias em aberto e alguns professores não receberam o décimo terceiro salário.

Faculdade Uneb

Atrasos foram negociados na última quinta-feira.

Faculdade da Terra

Salário de dezembro e décimo terceiro foram pagos sexta-feira. O de janeiro será pago até 20 de fevereiro.

Faculdade das Águas Emendadas, Faculdade Iesa, Faculdade Planalto

Responsáveis não foram encontrados. Segundo o sindicato, nos três casos as férias não foram pagas. Na Águas Emendadas, alguns estão sem o décimo terceiro e salário de janeiro. No Iesa, faltam décimo terceiro e salários de dezembro e janeiro. Na Planalto, falta o salário de dezembro.

Unisaber Colégio e Faculdade

Não retornou telefonemas. Sindicato afirma que não foram depositados os salários de dezembro e janeiro, férias e décimo terceiro.

Fonte: Correio Braziliense (10.09.2009). Letícia Nobre.

Um comentário:

  1. Estas informações não são recentes, a referida materia e de 10/02/2009 e não 10/09/2009 são informações referentes ao inicio de 2009,é preciso ter muito cuidado ao repassar informações adiante.

    ResponderExcluir